Aniversário da minha cidade: 186 anos.

Oi gente, tudo bem com vocês? Minha cidade está em festa hoje, pois ele está completando aniversário e pensando nisso quis compartilhar um pouco sobre a minha cidade.

Cascavel de açúcar está completando ano hoje, para ser exato 186 anos de emancipação e aqui vai algumas informações da minha cidade. Desde da cultura, economia, turismo, curiosidade e claro a história.

Aniversário da minha cidade - 186 anos.


Bem Cascavel fica localizado à 60 km da capital Fortaleza, ou seja, uma região metropolitana. Ela tem uma área de 837,32 km² e até o ano de 2018 a sua população de acordo com o IBGE e de 85.824 habitantes.

Para chegar em Cascavel a partir de Fortaleza. pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Aracati via a BR-116 ou CE-040.



Mas porque a cidade tem esse nome? Cascavel?

Bem tem duas lendas que envolve o nome da cidade.

A primeira lenda: A cidade foi construída em cima de um ninho da cobra cascavel, uma cobra gigante! E onde se dizia que tinha um ninho foi construída uma torre e colocada no topo a imagem de Nossa Senhora do Ó, para que a santa impedisse que ela saísse.

Nisso a cidade recebeu o nome de São Bento, mas os habitantes não se adaptaram esse novo nome e voltaram para Cascavel mesmo, já que acreditavam que a santa impedia da cobra sair, mas até hoje ninguém tem coragem de retirar a imagem da torre, com medi de que a cobra destrua a cidade.



Já a segunda lenda: Dizem que alguns mercadores que faziam viagem a pé ou a cavalo para a capital, passavam para descansar sob os pés de Tamarineira e em uma dessas paradas encontraram um árvore infestada de cobras cascavéis e então começaram a chamar aquele lugar de " a passagem da Cascavel".

Eu particularmente gosto mais da primeira lenda, acho que é porque ela é meio mistica.

Ah quem nasce em cascavel é chamado de Cascavelense.

Cascavel já chegou a ser habitada por etnias de origem indígena entre elas: Potyguara, Jenipapo-Kanyndé, Anacé e Jaguaribaras. 

No período colonial a cultura da carne seca e a de charque se destacou como entreposto comercial e ponto de hospedagem entre Fortaleza, Aquiraz e Aracati, mas tarde a cana-de-açúcar tornou-se também uma importante produtora.

E em 17 de outubro de 1833 ela foi emancipada politicamente, desprendendo-se da primeira capital do Estado, Aquiraz e elevada a categoria de município.

O município é dividido por 6 distritos: Cascavel (sede), Caponga, Guanacés, Cristais, Jacarecoara e Pitombeiras.

Agora vou falar um pouco do nosso clima, hidrografia, relevo, solos e vegetação.

O nosso clima é Tropical quente semi- árido e o nosso período de chuva se concentra no mês de fevereiro a maio.

Na parte de recursos hídricos a nossa cidade é banhada por três rios: Rio Choró, Malcozinhado e Piranji. 

As terras de Cascavel faz parte da zona costeira, com muitas dunas, ondulações e poucas elevações, sendo a maior elevação a serra Mataquiri

Na parte da vegetação o território é coberto pela mata serrana, cerrados, caatinga aberta e densa. Também temos a região do mangue próximo à foz do Rio Choró.

Já na parte da economia é baseada nas culturas de cana, caju, coco-da-bahia, mandioca, milho, feijão, além da produção pecuária de bovinos, suínos e aves.

Cascavel também se tornou um polo industrial nos últimos anos, abrigando cerca de 30 industrias das mais diversas segmentações.

Mas além da parte industrial temos também outra fonte de renda: O artesanato. Desde de cerâmicas (potes, jarros e esculturas) a fabricações de móveis de cipó de fogo.




Outro ponto de renda é o turismo, tanto pelo lado comercial (A Feira de São Bento, onde é uma feira ao céu aberto realizada todos os sábados) e as nossas praias:

Águas Belas:



Barra Nova:



Barra Velha:



Balbino:



Caponga:



Curiosidade: A Feira de São Bento é a maior do Ceará e segunda maior feira do Nordeste, perdendo apenas para feira de Caruarú em Pernambuco!



Já na parte da cultura temos:

Carnaval Cultural de Cascavel: Onde é um evento que acontece na Praça Nossa Senhora do Ó com bandas de marchinhas e grupos tradicionais que desfilam pelas principais ruas da cidade.

São João de Cascavel: Acontece na Praça de São Francisco e conta com festival de quadrilhas juninas, atrações musicas e barracas com comidas típicas.

Festival da Galinha Caipira- Choró: Onde acontece um festival gastronômico com diversos pratos a partir da carne de galinha caipira. Mas não e só isso o evento, temos também a feira de artesanato, apresentações artísticas e musicais.

Festival da Arraia- Praia da Barra Nova: É um evento gastronômico com pratos a partir da arraia, ele também conta com a feira de artesanatos, apresentações artísticas e musicais


Festival da Sardinha- Praia da Caponga: Outro festival gastronômico popular na cidade, onde são feitos pratos a partir da sardinha, lá taimbé se encontra a feira de artesanato, apresentações artísticas e musicais.


Garota das férias: É um desfile tradicional da cidade à 52 anos, onde elegem a garota mais bonita da cidade.

Festa da Padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição nos dias  de novembro até dia de dezembro na Matriz de Cascavel.

Festa de São Francisco: Onde a novena acontece nos dias 24 de setembro e vá até o dia 04 de outubro.

Cascavel tem como a maioria a religião católica sendo 80%, mas também temos evangélicos, espiritismo, a umbanda e o candomblé.



Esse foi um resumo geral da história da minha cidade, espero muito que vocês tenham gostado.

Então fique ligados que temos posts todas as terças e quintas a partir das 18:30.

Sigam o blog para não perder nada!

Curtam, comentem e compartilhem com seus amigos para juntos crescemos.

Nossa rede sociais:

IG: @blogdamille_
Pinterest: Jamille1098

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O melhor mês do ano!

Passo a passo de como fazer uma caixa explosiva.

Resenha Hidra Babosa da Salon Line: É bom?