O que é a campanha do Outubro Rosa?

Oi minha gente, tudo bem com vocês? Vamos falar de uma assunto sério? Vamos falar sobre o Outubro rosa e sua importância.

Sei que outubro já está quase terminando mas a campanha não é só no mês de outubro não, e sim o ano todo!



Nesse post vou falar um pouco sobre a história do outubro rosa, a sua importância, os sintomas , prevenção o tratamento e claro falar um pouco do papel do fisioterapeuta no tratamento do câncer.

Então vamos lá?

O que é a campanha do Outubro Rosa?


O que é o Outubro rosa?


Para você que não sabe o outubro rosa é uma campanha mundial que acontece todos os anos. Onde tem a intenção de alertar a população sobre o diagnostico precoce do câncer de mama.

Durante o mês que ocorre varias instituições abordam o tema para que as mulheres façam o exame e alguns até disponibilizam.



História.



O movimento teve início na decada de 90, em um evento chamado "Corrida pela cura", que aconteceu em Nova Iorque, com intuito de arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instuição Susan G. Komem Breast Cancer Foundation.

Em 97 as entidades das cidade de Yuba e Lodi dos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Todas essas ações eram e são até hoje direcionadas para a conscientização, prevenção e pelo diagnóstico precoce.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constituicionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa se tornaram cada vez mais frequentes, diversas entidades relacionadas ao câmcer passaram a iluminar rédios e monumentos, transmitindo a mensagem: A prevenção é necessaria.


O que é o câncer de mama?


É um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de alguns trechos das moléculas do DNA, assim causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

O câncer de mama é o segundo que mais acometem a população brasileira, perdendo apenas pelo câncer de pele. E lembrando que o câncer de mama não só acomete mulheres, homens também pode ter, porém é raro.


Quais os sintomas do câncer de mama?


O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, onde geralmente são duros, irregular e indolor.

Mas outros sintomas incluir:

  • Inversão do mamilo: É quando o mamilo (bico do seio) é interiorizado na mama e,portanto não fica projetado para fora do seio;
  • Dor;
  • Hiperemia: É um aumento da quantidade de sangue que circulam num determinado local, ocasionado pela dilatação arterial, pelo números de vasos sanguíneos funcionais ou por congestão;
  • Retração cutânea;
  • Descamação ou ulceração do mamilo;
  • Edema cutâneo na pele, semelhante à casca de laranja;
  • Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea: Essa secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos.
  • A postura atenta das mulheres, onde deve conhecer o que é normal ou não em seu corpo. Qualquer alteração deve ser considerada suspeita para o câncer de mama. Por isso é fundamental a detecção precoce da doença.



Prevenção.


A prevenção não é totalmente possivel pode diversos fatores, onde esta relacionado ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis.

Em geral devemos baseia-se no controle dos fatores de risco e estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerado modificáveis.

Alguns fatores de riscos são:

  • Excesso de peso corporal;
  • Falta de atividade física;
  • Consumo de bebidas alcoólicas.


Controlar o peso, ter uma boa alimentação e evitar o consumo de alcoól são recomendações básicas para prevenção, além de que a amamentação também é considerado um fator protetor.

A terapia de reposição hormonal (THR), quando estritamente é indicada, deve-se ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.



Como é feito o diagnóstico?


Se você sentir um nódulo ou algum sintoma suspeito nos seios deve ser investigado para a confirmação precoce se é ou não câncer de mama.

Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exame de imagem podem ser também recomendados, como a momografia, ultrassonografia ou até mesmo a ressonância magnética.

A confirmação do diagnóstico só é feita por meio da biópsia, técnica essa que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por argulha) ou de uma pequena cirurgia. O material recolhido é analisado pelo patologista para definição do diagnóstico.

Tratamento.


O tratamento pode ser local: Cirurgia e radioterapia ( além da reconstrução mamária) ou o tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e a terapia biológica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras. A leia de nº 12.732 de 2012, estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito de submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia que foi firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso.

Para que o prazo dessa lei seja garantida a todo usuário do SUS, é necessaria uma parceira direta dos gestores locais e reponsáveis pela organização dlos fluxos de atenção.

Estados e municípios possuem autonomia para organizaar a rede de atenção oncológica e o tempo para realizar o diagnóstico depende da organização e regulação desses serviços.

O médico vai escolher o tratamento mais adqueado de acordo com a localização, o tipo de câncer e a extensão da doença.

A fisioterapia no tratamento de câncer de mama.




A fisioterapia tem diferentes objetivos para casa fase do tratamento, se dividindo em pré-operatório e pós-operatório. 


  • Pré-operatório: É feita uma avaliação física-funcional, que ajuda a pensar estratégicas para a reabalitação do paciente e serve como elemento de apoio ao resto da equipe médica.
  • Pós-operatório: Tem como o objetivo o retorno da movimentação ativa dos membros. O fisioterapeuta também orienta o paciente os cuidados com os membros próximos dos locais operados.


Através de procedimentos como: exercícios, alogamentos, terapia manual e relaxamento, as sessões estimulam a circulação, a cictrização, diminuição da dor, previnem complicações em tendões e músculos e ajudam a recuperar a postura adequada.

Além do mastologista e oncologista, o paciente com câncer tem direito ao acompanhamento de outros profissionais da saúde, como nutricionista, psicólogo, fisiotepeuta etc.

Espero que tenham gostado desse post! Então mulher o que você está esperando para fazer a prevenção? 

Temos posts novos dias de terça e quinta feira as 18:30.

Então siga o blog, comentem e compartilhem com seus amigos para juntos crescer.

Nossas redes sociais:

Instagram : @blogdamille_
Pinterest: Jamille1098
Pág do Facebook: Blog da Mille.

Um grande beijo e até amanha, essa semana em especial estamos tendo posts de segunda a quinta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O melhor mês do ano!

Passo a passo de como fazer uma caixa explosiva.

Resenha Hidra Babosa da Salon Line: É bom?