O que é bullet journal? Para que serve e como usar. Parte 01.

Oi gente tudo bem? Esses dias estou postando dicas de organização e de estudos, se você não viu ainda vou deixar os links aqui embaixo.

No post de hoje vou falar sobre o método que eu estou usando para me organizar, tanto na minha vida pessoal quanto no blog.


Ele vai ser dividido em duas partes, porque o assunto é grande. Mas enfim que método é esse que eu estou falando?



O nome desse método é: Bullet Journal ou para os mais íntimos Bujo.


Se você me segue no instagram @blogdamille_ vai vê que sempre posto sobre meu bujo.



O que é bullet journal? Para que serve e como usar. Parte 01.



O QUE É BUJO?


Bujo nada mais é uma forma de organização que o Ryder Carroll, um designer de produtos digitais criou. Ele surgiu como monitorar ou acompanhar qualquer coisa que precisamos.


A method I invented that will help you track the past, organize the present, and plan for the future. – Ryder Carroll 

(Em tradução livre: Um método que criei para te ajudar a monitorar o passado, organizar o presente e se planejar para o futuro.)

DO QUE EU VOU PRECISAR?


Simplesmente você vai precisar de um caderno ou bloquinho, tendo as folhas lisas, pontilhadas, quadriculada ou pautada.

Canetas coloridas, canetinhas, marca texto, post it, figurinhas, o que você quiser para enfeitar os seu bujo.

Nele, você colocará tudo que achar necessário para manter o seu sistema de organização. Tudo será criado do zero, nada de regras e cada página vai ser uma nova experiência. 


PARA QUE SERVE?

 Ele serve como uma agenda. Nele, você pode escrever seu calendário anual, ter páginas semanais com compromissos e tarefas, acompanhamento de hábitos, sessão para anotações aleatórios, paginas de aniversários, objetivos para o ano, acompanhar series e livros, pagina de financiamento, viagem,contatos importantes e muito mais, vai depender da sua necessidade.

mILLE QUAL A DIFERENÇA ENTRE BUJO, PLANNER E AGENDA?


  • Agenda é o sistema mais padrão, ele já vem pronto e não te  permite muita personalização.

  • Planner já te dá mais liberdade de personalização, mas com sessões já impressas. Por exemplo, você pode acrescentar sessão para acompanhar um hábito, metas, exercícios na academia, mas normalmente não é algo feito por você. Geralmente, você compra ou baixa e imprime essas sessões já prontas.

  •  Bujo já te dá toda a liberdade do mundo! Ele nada mais é do que um caderno onde você criará as sessões de acordo com a sua necessidade, podendo também ser um diário pessoal.
Aqui em baixo vou deixar  um vídeo oficial, criado pelo Ryder para apresentar o sistema e mostrar uma opção de como preencher o seu caderno, esse vídeo está com áudio em inglês, porem ele é legendado.





SOBRE O MEU BUJO.

Quando estava na adolescência sempre gostava de anotar algumas coisas nos cadernos, mesmo tendo uma agenda não me sentia muito a vontade, pois ficamos dependente daquele pouco espaço para escrever e não era a minha cara.


Apesar de que sempre usava canetas coloridas e recortes de revista para enfeita, então meio que era um "bujo" sem ser bujo ainda.


Um dia navegando pelo Pinterest e pelo Youtube, apareceu o tema Bullet Journal e me apaixonei, era personalizado, você inventava suas próprias paginas, se você quiser continuar ou não do sistema dependia de você.


Passei um tempo estudando ele e em 2018 fiz o meu caderno a mão, você deve está perguntando: Por que você não comprou o caderno? Porque eu queria ele todo branco, sem linha sem nada, e como a minha cidade é pequena, não tem muita coisa de papelaria a não ser que você vá para capital e eu definitivamente não queria ir. kk 

Fiz o caderno, mas se você pensa que usei o ano todo está enganada, eu meio que deixei ele de lado, e esse ano, mas precisamente em maio comecei o meu novo bujo. Achei na Loja Americanas o meu caderno de cactos, sem linha sem nada, se não me engano ele foi R$ 27,00 e comprei duas canetas dessas comuns mesmo sendo preta.


O QUE TEM NO MEU BUJO?


Aqui vou fazer uma lista do que tem no meu bujo, desde da primeira pagina, até atual e claro vou colocar algumas fotos dele.


Logo que você abre o caderno encontra o meu nome e o ano.



Na pagina seguinte tem a Keys que são chaves como : to do, cancelado, completo, prioridade, adiado, evento, compras, email, pesquisas e b-day, elas que me guiam em caso de compromisso, se eu fiz tal tarefa, se é aniversario de alguém ou se deixei cumprir alguma tarefa.

Já na outra pagina fiz um "lettering" com a frase: Seja Luz.



Antes que me pergunte o que é lettering: É uma forma de desenhar as letras, usadas para criação d letreiros. 


Eu não sou a expert em lettering mas treino de vez em quando, comprei até umas canetas da Uni pin que são canetas ótimas para bujo.


Achei ela em uma loja em Fortaleza e elas custam em média 12 a 13 reais, o preço pode variar e como iniciante comprei a 0.1 e um brush.


Voltando para o bujo...


Virando a pagina temos o index que seria o índice, que alias ainda não preenchi essa página. E do lado tem o Calendário de 2019, desde de Maio a dezembro. 



Seguindo a pagina tem os Goals que seria minhas metas, meus objetivos por exemplo, quero me dedicar mais ao blog (me cobrem isso), quero cuidar mais da minha pele, quero fazer exercícios, porque pense numa pessoa sedentária kkk.




Já no lado tem o Futuro Log que seria o calendário do futuro, onde anoto o que vai acontecer por exemplo em outubro (meu aniversario), ou em dezembro se tenho compromisso, anotei também alguns feriados e datas de aniversários.


Coloque também uma pagina para acompanhar series, por enquanto vi stranger things 3º temporada e minhas series asiáticas que já tem post aqui, se você não viu vou deixar o link aqui em baixo e em breve teremos a parte 2.

Duas series asiaticas da netflix para assistir. 



Na pagina seguinte tem o Expense que seria meus gastos, quanto gastei em tal mês para ter controle, ainda quero melhorar essa pagina porque ainda fico um pouco confusa do que realmente devo colocar.


Virando a folha tem a Wishlist e o tracker do instagram. A wishlist é o que eu quero comprar, o que eu necessito, por exemplo que comprar uma caneta nova da uni pin. Já o tracker do instagram eu estou acompanhando o crescimento dele, atualmente tenho 174 seguidores, então se você está vendo esse post e não está me seguindo corre, já deixei o link do meu insta no comecinho desse post.



E claro não pode faltar também uma lista de contatos importantes, caso você esteja sem telefone e não lembre o número você vai ter uma lista em seu bujo.

E antes de começar o mês fiz mais uma lettering com a frase: Enjou the little things que traduzindo seria aproveite as pequenas coisas. 





E começa o mês de maio e o tema foi plantas, todos os meses faço com temas o de junho foi festa junina, o de julho foi praia, o de agosto não teve um tema especifico foi mais de encorajamento, já que estava me sentindo um pouco pra baixo, o desse mês e balão porque sinto que esse mês vai ter muitas mudanças especialmente para o blog, já para o próximo mês ainda estou em duvida. 

No começo fiz a capa do mês com um pequeno calendário, na pagina seguinte tem um mood tracker que seria um acompanhamento do meu humor se eu estava bem, triste ou com raiva e claro que os dias foi representado por plantinhas, e aí começa a semana, cada semana fazia um "tema" na primeira fiz alguns desenhos no canto da pagina, na semana seguinte, foi feito oito quadrado, sendo que o ultimo era o tracker de crescimento das minhas redes sócias, acabou que nos meses seguintes não fiz mais na semana porque sempre esquecia de anotar. 




Na outra semana os dias estavam nos jarros das plantas, nas outra anotavas meus compromissos em jarros grandes e na ultimas era as folhas das plantas. Viram que eu tenho um tema mais cada pagina são diferente, gosto disso de pensar em cada pagina, para mim é uma terapia.





Já nos outros meses incluir também um tracker de sleep log para acompanhar tantas horas de sono, já que estava com problema de insônia tinha dias que dormia só 3 ou 4 horas por dia. 




E também modifiquei um pouco o calendário pois como falei antes fazia um pequeno na capa do mês, agora eu estou fazendo um maior e anotando os dias das postagem do blog ou seja é um calendário especifico para o blog, um exemplo é esse post vai ao ar no dia 17/09 (terça) ás 18:30 , já no dia 19/09 (quinta) ás 18:30 teremos a parte 2 sobre o bujo.


E em primeira mão vocês vão vê o meu bujo de setembro, ainda não atualizei ele no instagram mas tenho que dizer que esse mês foi o mais lindo para mim.









E é isso galerinha, espero muito que tenham gostado desse post, sei que ele ficou um pouco grande mas é um assunto que eu gosto tanto de falar que me empolguei um pouco. kkk 


A segunda parte vai ser sobre dicas de inspirações, canais de youtube, instagram que falam sobre bullet para seguirem e se apaixonarem assim como eu. 


Então segue blog e visite quantas vezes quiserem.  


Compartilhe com seus amigos e fique a vontade para comentar.


Tem posts novos dias de terças e quintas.


Redes sócias do Blog da Mille. 


Ig: @blogdamille_
Pinterest : Jamille1098
Face: Blog da Mille.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O melhor mês do ano!

Passo a passo de como fazer uma caixa explosiva.

Resenha Hidra Babosa da Salon Line: É bom?